Quantcast
Channel: André Forastieri » lixo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Quem inundou São Paulo?

$
0
0

Das oito mil pessoas que fazem a limpeza das ruas de São Paulo, 1600 foram recentemente demitidas.

O Sindicato que reúne as empresas que prestam os serviços de conservação e limpeza da cidade afirma que até o final de setembro, mais 1.400 devem ser demitidas, três mil no total. Duas reportagens publicadas hoje ligam a inundação que parou São Paulo nesta terça-feira com a ausência de manutenção. O lixo tampou as bocas de lobo, a água subiu.

O Sindicato questiona o motivo das demissões junto ao Ministério Público. A prefeitura diz que apesar do corte de pessoas, o trabalho continuará sendo feito como era.

Você se sente tratado como idiota de vez em quando?

A reportagem da Folha de S. Paulo está aqui. A do Valor Econômico é fechada para assinantes.

Gilberto Kassab piora o que era ruim. A limpeza de São Paulo sempre foi e continua sendo uma porcaria. Oito mil pessoas não dá nem para o cheiro, em uma cidade do tamanho de São Paulo. Muito menos cinco mil.

Me irrita gente defendendo coleta seletiva. Não serve pra quase nada e praticamente não existe em São Paulo. O que aliás é muito compreensível, visto que grande parte da cidade nem tem recolhimento de lixo.

Em muitos lugares, o lixo cuidadosamente separado nos prédios dos bairros descolados são todos misturados na ponta. Se cada um fizer a sua parte a cidade continua a mesma droga, se o estado não fizer a parte dele e não fiscalizar para que as empresas façam a parte delas. O último momento em que a cidade ficou mais ou menos apresentável foi nas semanas anteriores à última eleição.

No bairro em que eu moro, Sumarezinho - mas pode chamar de Vila Madalena - tem lixo acumulado em vários lugares. Pertencemos, se a informação te interessa, à Subprefeitura da Lapa.

Em alguns bairros é pior. O lixo está se empilhando. Ah, e só para lembrar: o fumo foi proibido, mas o estado não instalou cinzeiros. Então agora toda calçada está cheia de bitucas. Que ajudam a entupir os esgotos.

Uns dias atrás eu estava na região da Berrini. Se você não mora em São Paulo, é a área mais moderna da cidade, um maciço de prédios supermodernos abrigando superempresas. O marco visual é a ponte estaiada. O prédio mais famoso foi apelidado de Robocop.  Parece, sei lá, Shanghai dez anos atrás.

Voltei de trem, da CPTM. Trem recém-entregue e lotado, de populares, ninguém de terno, uma da tarde. Fui rapidinho da Berrini à Cidade Universitária, mais perto do meu trabalho, no total cinco estações que bordejam o bairro mais rico de São Paulo, os Jardins: Vila Olímpia, Hebraica, Pinheiros.

Foi indolor. Duro foram os dez minutos de espera. Porque a linha está na margem do Rio Pinheiros. Que cheira de bosta. A marginal é um esgoto a céu aberto.

Aqui, a maior modernidade. Ao lado, o maior atraso. Chavão brasileiro, certo?

É o que parece, mas está errado. A ponte estaiada, os megaprédios da Berrini, o trem novinho, a Daslu, o Shopping Cidade Jardim - nada disso são artefatos contemporâneos. Pelo contrário. Bunkers de luxo circundados de miséria e imundície são monumentos ao século XX, fora de lugar no século XXI.

A ironia é que quando a prefeitura não limpa esgotos e bocas de lobo, a água sobe para todos. E os bacanas também ficam com seus carrões blindados chafurdando no lodo, e as big empresas ficam sem energia e sem telefone e sem internet e tudo mais.

É prejuízo. Mas nenhum rico perdeu filho ontem. Só morreram duas crianças da zona leste. E tem três crianças de Osasco que estão desaparecidas. De Osasco, não: de um lugar chamado Morro do Socó. Se forem encontradas, terão uma notícia muito triste: a mãe das crianças morreu no desabamento.

Não são mortes acidentais. O crime foi premeditado.

(O texto acima foi publicado originalmente em nove de setembro de 2009).

Dois verões se passaram. Mais gente morreu, mais prejuízo, mais e mais lambança. Os buracos causados pelas chuvas de janeira ainda não foram consertados, embora estejamos chegando em março. E o prefeito Gilberto Kassab está sendo disputado a tapa por diversos partidos, porque pretende se candidatar a governador do estado de São Paulo. Não duvido de nada na vida, muito menos que ele vença. As coisas sempre podem piorar e frequentemente pioram).

Veja mais:
+ Siga o R7 no Twitter
+ Veja os destaques do dia
+ Todos os blogs do R7

O post Quem inundou São Paulo? apareceu primeiro em André Forastieri.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images





Latest Images